Morre em SP a ex-primeira dama Ruth Cardoso esposa de FHC

A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu na noite desta terça-feira, em São Paulo. Ela esteve internada no hospital Sírio-Libanês (região central de São Paulo) e, segundo a assessoria de imprensa do hospital, Ruth recebeu alta na manhã de segunda-feira (23) e não voltou mais.

O hospital informa que não recebeu autorização para divulgar o motivo do internamento. Segundo reportagem da Folha, a ex-primeira-dama foi internada após sentir fortes dores no peito.

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) confirma que a ex-primeira-dama deu entrada ainda na segunda-feira no Hospital do Rim e da Hipertensão para realizar um cateterismo (exame para avaliação do funcionamento do coração). Ela foi liberada no mesmo dia e a equipe descartou qualquer intervenção cirúrgica.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse  que Ruth Cardoso morreu em casa.

PSDB cancela comemoração dos 20 anos
Por causa da morte da ex-primeira dama, o PSDB cancelou os eventos comemorativos aos 20 anos do partido, que seriam realizados nesta quarta-feira. As informações são da Executiva Nacional do partido.

Na manhã do dia 25, mesma data do aniversário da legenda, ocorreria uma sessão solene no plenário do Senado em alusão à data e outras atividades pelo país.

Veja fatos que marcaram o período de Ruth Cardoso como primeira-dama

Longe de escândalos e marcada pela sua seriedade e sobriedade no período em que foi primeira-dama, Ruth Cardoso viu seu nome voltar à mídia recentemente pela divulgação de um dossiê com gastos do governo durante a gestão FHC (1994-2002).

A lista, supostamente montada a mando da Casa Civil para constranger integrantes do governo anterior, continha detalhes, fora da ordem cronológica, de diversos gastos, com ênfase nos feitos pela ex-primeira-dama e naqueles que envolvem bebidas e itens como lixas de unha.

A montagem do dossiê chegou a ser alvo de investigação de uma CPI no Congresso que investigou denúncias de gastos irregulares com cartões corporativos do governo.

Veja a seguir alguns fatos que marcaram o período de Ruth Cardoso como primeira-dama do Brasil:

Novembro de 1998

Durante visita à UniRio (Universidade do Rio de Janeiro), estudantes jogaram notas e moedas de real em sua direção protestando quanto a situação do ensino no país.

D. Ruth minimizou o protesto, afirmando que os manifestantes não tinham “representatividade do meio estudantil”.

Setembro de 1998

Foi notícia na época a internação de D. Ruth no Hospital das Forças Armadas depois de uma crise de arritmia cardíaca no Palácio da Alvorada.

Na época com 68 anos, os médicos diagnosticaram na ex-primeira-dama um quadro de arritmia cardíaca, sem comprometimento das funções cardíacas.

Novembro de 1997

A então primeira-dama lançou em Brasília o projeto Voluntários, do programa Comunidade Solidária, para cadastrar pessoas interessadas em prestar serviços não remunerados em entidades sem fins lucrativos.

A iniciativa contou com um investimento de R$ 3 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a implantação dos centros de voluntariado.

Outubro de 1997

Em 1997, foi alvo de protestos de religiosos e órgãos ligados à igreja ao defender, às vésperas de uma visita do papa João Paulo 2º ao Brasil, a aprovação pelo Congresso Nacional da lei que regulamenta a realização de abortos legais em hospitais públicos.

Na ocasião, bispos da Igreja Católica acusaram D. Ruth de demagogia e agressão ao papa.

Setembro de 1997

Em visita à Inglaterra, a ex-primeira-dama e o então presidente FHC jantaram com a rainha Elizabeth 2ª.

D. Ruth foi presenteada pela rainha da Inglaterra com um serviço de chá de porcelana, enquanto FHC ganhou duas imagens antigas de Londres, um livro de imagens do Reino Unido e dois retratos da rainha com o príncipe Philip com moldura prateada.

About these ads

0 Responses to “Morre em SP a ex-primeira dama Ruth Cardoso esposa de FHC”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




junho 2008
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: